sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

O que está por trás do vídeo: "Dear dad - Querido papai"


"Querido papai, eu vou nascer uma menina. Faça tudo o que puder para que esse não seja o maior perigo de todos."

video-feminismo-10video-feminismo-1
video-feminismo-15
video-feminismo-5
video-feminismo-13

Assim que vi o vídeo já achei uma das coisas mais geniais que já puderam ter feito. Mostrar de uma forma simples como o abuso sexual e o machismo está presente na vida de uma mulher, desde sua adolescência, ou melhor, desde o momento que se nasce menina. O vídeo retrata como o abuso não é "percebido" por nossos próprios pais, já que vivemos em uma sociedade onde desde que nascemos nos influencia e dizendo, impondo o tempo todo a naturalidade de intimidade em relação a mulher. Acabando muita das vezes nos rebaixando aos homens, o que faz achá-los que têm total controle sobre todas nós mulheres.

Como citei, achei uma ótima iniciativa pela questão de abrir os olhos de muitos pais que se tem uma filha; busquei em sites ingleses o que estava por trás desse vídeo e me surpreendi ao descobrir que foi uma ONG da Noruega que criou toda esta ideia. A campanha é apoiada por Norad contribuição de CARE é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para mulheres e direitos das meninas. "Sabemos que ajuda as mulheres ajudar mais. Em colaboração com os moradores nós ajudamos as comunidades pobres para criar soluções duradouras para os problemas básicos.Uma mulher que recebe ajuda e oportunidades, encontrar-se caminho para sair da pobreza. Ela se concentra em segurança, saúde e educação para seus filhos. Portanto, esta é a forma mais eficaz da ajuda. Visão da CARE: Um mundo onde a pobreza foi superada e as pessoas vivam em segurança e dignidade. A CARE será uma força global e um parceiro reconhecido em um movimento mundial dedicada à luta contra a pobreza. CUIDADOS será conhecido em todos os lugares para o nosso firme compromisso com a dignidade humana."; descrição encontrada na página "Quem Somos".
Mopti, Mali 20090314: cuidado Photo MALI: Heiko Junge / Scanpix

Em uma outra aba no próprio site da ONG, temos a explicação de porque as mulheres.
 "Se você nasceu uma menina em um país pobre, você tem todas as probabilidades contra você: 
  • Dois terços dos analfabetos do mundo são mulheres (UNESCO) 
  • 39.000 meninas são casadas a cada dia
  • Cada quarto menina nos países em desenvolvimento tornam-se uma mãe antes de ela completar 18 anos
  • Uma em cada três mulheres experiência mundial exposta a violência ou agressão sexual
  • Apenas um em cada cinco dos parlamentares do mundo são mulheres
De acordo com o índice de igualdade internacional participa apenas 51 por cento das mulheres no mercado de trabalho, em comparação com 77 por cento homens. Em todos os países, as mulheres recebem salários inferiores aos dos homens, e na maioria das regiões do mundo as mulheres gastam mais do que o dobro do tempo no agregado familiar e cuidados trabalho não remunerado. Não é apenas errado, mas é inútil. Os países pobres estão perdendo crescimento valioso porque as mulheres não foram incluídos na comunidade política - para não mencionar a economia.  
A fim de conseguir uma mudança sustentável  coopera  que incluem mulheres. Damos-lhes o conhecimento, força e capacidade de cuidar de si mesmas, inclusive através de poupança e empréstimo grupos.
A CARE está comprometida em dar às pessoas as ferramentas para que eles possam obter si e suas famílias fora da pobreza. Ao ensinar as mulheres que têm direitos iguais aos homens, dar-lhes a oportunidade de aprender e ler e escrever e fazer com que eles entendam a economia se abre para muitos um mundo totalmente novo. Eles são incentivados a iniciar seu próprio negócio e nós orientá-los para que eles possam ganhar comida suficiente, abrigo, educação para os filhos - e, eventualmente, expandir o negócio. 
Ele é um bom investimento para trabalhar com mulheres porque as mulheres criar a mudança. Não podemos lutar contra a pobreza, se metade da população está excluída. "

O vídeo começa com a narração feita a partir de um pedido de uma filha (que ainda está na barriga da mãe) ao pai. Veja abaixo o vídeo legendado:


"Querido papai, eu vou nascer uma menina. Faça tudo o que puder para que esse não seja o maior perigo de todos."
Posted by Empodere Duas Mulheres on Sexta, 18 de dezembro de 2015


"A igualdade de gênero não é apenas um objectivo em si mesmo. É também um pré-requisito para o combate à pobreza, a criação de um desenvolvimento sustentável e democrático". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário